quarta-feira, 14 de março de 2012

O Estranho Mundo de Tim Burton

Existem pessoas estranhas, excêntricas, perturbadas e existe o Tim Burton. Na minha escala de preferência, ele é o primeiro, me desculpe Dr. Seuss, admiro e muito seu trabalho, mas o Tim já ocupa um espaço muito, muito grande no meu coração.

Como diz em Direito Tributário, o "fato gerador" dessa minha obsessão paixão por Tim Burton e afins relacionados à ele, nasceu há muitos anos atrás, quando assisti pela primeira vez "O Estranho Mundo de Jack", que por sinal, naquela época eu já considerava filme pra grandinhos, ver esqueletos e monstrinhos com machado na cabeça era excentricidade demais para uma criança de 8 anos. Continuando, apesar dos pesares, a forma original (se é que posso chamar isso de originalidade) como o Tim consegue fazer seus filmes, como ele consegue se transferir nos seus filmes, sempre me encantou. Digo transferir, pois praticamente todos os filmes dele tem aquela coisa grotesca, horrenda, assustadora, perturbadora e original dele, ele consegue transparecer exatamente quem ele é nos seus filmes e como fã descarada que sou, acho isso o maior barato.

E como essa minha paixão é bem descarada e sem vergonha, tudo que tenha um dedinho do Tim Burton, já é mágico, incrível e eu quero agora. hahaha E como a discrição não é meu forte, em se tratando de Burton's thigs, esse ano tive surtos de felicidade, ao ser surpreendida com um livro sobre o Tim, de título não menos sugestivo: O Estranho Mundo de Tim Burton.


Assim como a pessoa que me presenteou com essa preciosidade me disse uma vez, faço questão de fazer das palavras dele as minhas: "Você me conhece muito bem". Já te disse mais de uma vez, mas quero frisar novamente.. sou super in love pelo meu livro 


A ideia do livro é fantástica, o autor Paul A. Woods fez na Introdução um breve relato da vida de Timothy William Burton, as razões que o levaram a ser essa pessoa tão distante da realidade, de ter criado "um mundo de sonhos sombrios e pesadelos coloridos".



Mas é a partir da página 23 que começa a alegria. Paul listou todos os filmes e curtas do Tim, separou um por um, catalogou cada um por ano de criação, reuniu print dos filmes e contou todo o "por trás" deles. Posso dizer? Ah é sensacional! O líder que puxa a fila, que encabeça a lista, é o curta de 1989 chamado Vincent. Me lembro de tê-lo assistido pela primeira vez em 2006 e continuo achando, sem sombras de dúvidas, que é um dos melhores. Meu querido Timothy (a íntima, né?), ensaiando seus primeiros passos na atmosfera didática-educacional perfeitinha da Disney, abalou as estruturas por lá, deixando claro que ele não era nada comum, muito menos suas criações.



Assim segue todo o livro, cada capítulo faz referência a um filme ou curta do Tim e o autor relata curiosidades dos filmes e faz comentários sobre sua produção. Como eu, infelizmente, ainda não tive tempo de terminar de ler ele, não dá pra falar de todos os filmes, mas à medida que eu for lendo e me apaixonando ainda mais descobrindo coisas novas, vou atualizando para vocês, ok? 

E só para aumentar meu amor descarado, o Tim adora fazer parceria com o Johnny Depp. Nem preciso tecer comentários à respeito, né? Se o Depp não estiver vestido de algum personagem sanguinário ou esquisitão, ele tá ocupado fazendo a dublagem de algum personagem de animação do Tim. 

E para finalizar, quem tiver interesse, o livro tem em todas as livrarias.. o meu exemplar é inalienável, por favor, não insistam. haha e obrigada ziigs, estou constantemente in love por ele.

Postado por: Bruna, a Tim Burton's lovers número um.


2 comentários:

  1. Claro que preciso me manifestar ao dizer que tb sou super amante do Burton's world.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ser tão fã do Mr. Burton, muito fera o post =D

    ResponderExcluir