quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Psicologia de quinta: Carnaval com SOPA em Brasília

Bem vindos ao segundo post da “psicologia de quinta”. Hoje escrevo sobre algo que provocou muito burburinho na internet, redes sociais, e que pode estar se tornando mainstream, o SOPA.
Os assíduos expectadores de seriados devem ter percebido que fazer downloads de seus amados episódios está se tornando uma tarefa quase hercúlea e um teste de paciência. Se você é brasiliense e vai passar o carnaval aqui na capital federal, se ferrou provavelmente pensou em gastar algumas horas do seu feriado prolongado colocando em dia aqueles episódios que não teve tempo de assistir* (principalmente se todos os seus amigos estiverem viajando).
*Esclarecendo que, claro, Brasília é uma ótima cidade, mas quase todos aqui concordam que não temos muitas opções para brincar carnaval. Não como em cidades mais tradicionais.
Desculpe jogar água fria em seus planos, mas isso não será possível (ou pelo menos será bem difícil) graças a um cara chamado Lamar Smith.
Quem é ele? Pois bem, o homem é membro da Casa dos Representantes dos EUA, um equivalente a nossa Câmara dos Deputados. Ele é autor do SOPA.
Acho difícil, os mais ligados nas notícias não saberem o que é isso, mas basicamente é o seguinte:
SOPA é uma sigla, em inglês que significa Stop Online Piracy Act (Trocando em miúdos, “Ato contra a pirataria online”). É um projeto de lei que está no congresso dos EUA para acabar com a pirataria online. Juntamente com ele existe o PIPA – Protect IP Act (Ato para a Proteção de Propriedade Intelectual, em uma tradução livre). Ambos querem acabar com a “pirataria” online não permitindo que façamos downloads ou os compartilhemos, pois possuem copyright (direitos autorais) de suas produtoras, gravadoras (em caso de músicas, que também estão bem difíceis de baixar) e estúdios. Pela lei, qualquer site pode ser fechado, pelo simples fato de ter conexão com outro site suspeito de “pirataria” a pedido do governo dos EUA ou dos geradores de conteúdo. Sabe aquelas músicas que poderiam embalar seu feriado de carnaval? Pois é, talvez você encontre dificuldade em baixa-las também.
Para entender melhor, veja esse sucinto vídeo que tem rolado por aí.

Ok, mas como estão os “finalmentes” dessa história toda?
Bem, o PIPA, que seria votado em 24/01 foi postergado, não se sabe até quando, segundo Harry Reid, que é chefe da maioria democrata do senado.
Já o SOPA foi adiado pelo próprio Lamar Smith por conta dos inúmeros protestos. Aqui um link com a declaração dele:
O fato é, com ou sem PIPA/SOPA muitos dos conhecidos sites de compartilhamento já foram fechados e/ou tiraram do ar muitos servidores. Estão com medo de serem processados e os donos presos, então já estão dando seu jeitinho, excluindo alguns arquivos, fechando contas, enfim.
Aqui, alguns deles:
MegaUpload (um dos mais conhecidos da galera) - Fechado, e seu criador está preso, e mês passado teve seu pedido de liberdade provisória negado pelo governo da Nova Zelândia.
FileServe – Anda deletando múltiplos arquivos. Programa de afiliação fechado.
FileJungle (Pertence ao Fileserve) – Também deletando múltiplos arquivos. Testando o bloqueio de alguns endereços IP estadunidenses.
UploadStation (Pertence ao Fileserve) - Deletando múltiplos arquivos. Testando o bloqueio de alguns endereços IP estadunidenses.
4shared - Deletando múltiplos arquivos.
Rapidshare – só com conta premium e termo de responsabilidade com seu CNPJ para “upar” arquivos superiores a 100mb
É... se você não vai viajar neste carnaval, é melhor comprar um livro!

Fonte:

Postado por: Rapha, viciada em seriados, futura abstinente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário