sábado, 21 de julho de 2012

Leitura incrível!

Ensaiei diversas vezes fazer esse post, ai quando eu fui fazer.... quem disse que eu achava o protagonista dessa história?? Minha mãe já havia sequestrado o dito cujo!
Pois bem, ela viajou e quem fez um sequestro relâmpago dessa vez, fui eu. O objeto em questão é o lindo livro do incrivelmente talentoso Jonathan Safran Foer, Extremamente alto & incrivelmente perto.
Conheci essa lindeza graças ao Oscar desse ano, mais precisamente ao  Tão Forte e Tão Perto, que concorreu como melhor filme e teve como base, o livro em questão.




Eu sou cheia de manias, e uma delas é não assistir filmes provenientes de livros antes de lê-los (com raras exceções). Por isso, fui atrás da obra prima do senhor Foer e me apaixonei.
O grande protagonista do livro é Oskar Schell. Um garotinho de 9 anos com inteligência e curiosidade afloradas. Com o pai, procurava erros no The New York Times, discutia cosmologia, explorava o Central Park à procura de pistas que solucionavam mistérios imaginários.
Em meio à tantas famílias que perderam parentes no atentado de 11 de setembro, uma delas era a família Schell. Naquele dia o pai de Oskar morreu deixando como últimas palavras, um recado na secretária eletrônica. 
A partir desse trágico acontecimento, Oskar inicia, tempos depois, uma jornada em busca de paz. Passando pelos cinco distritos de Nova York, o menino sai à procura de uma fechadura para a chave encontrada no closet do pai. Sua única pista é a palavra "Black", escrita no envelope onde encontrou a chave.
Essa busca é narrada pelo próprio Oskar e mostra a visão de um menino muito esperto, irreverente e abalado com a morte do pai. A jornada dele é em busca de superação... e a cada Black que ele conhece no caminho tem uma história inusitada para contar.
E não é só a cativante e envolvente história do jovem Schell que é contada nesse livro. Sua avó, conta a história da vida dela para o neto através de cartas. Assim como seu avô, que saiu de casa há muito tempo e tenta se justificar para o filho, agora morto.
O livro é lindo, e graficamente muito bem feito. O autor se utiliza de recursos diferenciados como imagens e rabiscos em algumas partes do livro, tudo para que possamos fazer parte do desbravamento de NY junto com Oskar.
Quer um livro envolvente e emocionante? Tá na mão!



Postado por: Hana, que não é nada imparcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário